Título: A IMPRENSA PERIÓDICA NA BEIRA INTERIOR

Autor: Regina Gouveia
Docente da ESEG do Instituto Politécnico da Guarda

Neste artigo confere-se a representatividade do movimento jornalístico da Beira Interior no espaço regional e nacional e em termos de filiação político-partidária. As nossas principais fontes são,  obviamente, os jornais que se publicaram na Beira, cujos dados procurámos confrontar e enquadrar com os já coligidos em historiografias e monografias locais. As pesquisas efectuadas permitiram-nos concluir que a história e a geografia da imprensa beirã carece de uma revisão séria, para o que queremos contribuir, corrigindo ao longo do nosso texto algumas imprecisões com que nos confrontámos. Pretendemos ainda salientar a riqueza do espólio em análise, a multiplicidade de estudos a que poderá servir de fonte, o quanto pode ajudar à compreensão da realidade doutros tempos, em inúmeros aspectos por demais justificativos de uma maior valorização como fontes e, consequentemente, de uma mais adequada preservação.

Palavras-chave: Beira Interior, imprensa periódica, elites, política