Título: ENVELHECIMENTO. UM ESTUDO SOBRE QUALIDADE DE VIDA

Autor: Ermelinda Maria Bernardo Gonçalves Marques (emarques@ipg.pt)

O principal objetivo deste trabalho consistiu em conhecer a perceção dos idosos sobre a sua qualidade de vida, bem como identificar e analisar os fatores determinantes da mesma. Decorreu numa Extensão de Saúde do Centro do Saúde da Guarda – ULS da Guarda, tendo sido realizadas entrevistas a 55 idosos.
Os idosos tendem a percecionar melhor qualidade de vida nas dimensões relativas à saúde mental, desempenho emocional e função social da Escala SF-36. Percecionaram menor qualidade de vida ao nível das dimensões do desempenho físico, vitalidade e dor corporal. Quanto à mudança de saúde, ou seja, a saúde atual comparativamente com o que acontecia há um ano, verificámos que a tendência foi no sentido de a considerar um pouco pior.
Relativamente aos fatores que podem influenciar a qualidade de vida, encontraram-se resultados estatisticamente significativos numa ou mais dimensões da Escala SF-36, relativamente ao género, idade, escolaridade, rendimento, necessidade de apoio, sofrer de doença, nível de independência, depressão e apoio social.

Palavras-chave: Envelhecimento, idosos, qualidade de vida