Revista Egitania Sciencia - Volume 12 | ARTIGO

Título: “SENTIDO DE COERÊNCIA” E DESEMPENHO ACADÉMICO NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autor: Ezequiel Martins Carrondo (ecarrondo@ipg.pt)*, Portugal
* Doutor pela Universidade do Minho, Enfermeiro Especialista na área de Enfermagem Comunitária pela Ordem dos Enfermeiros, membro da UDI/IPG – Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior, Professor Adjunto da Unidade Técnico-Científica de Enfermagem da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico da Guarda.
Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 12

Resumo:
Objetivo: analisar e interpretar estudos empíricos publicados sobre o “sentido de coerência” e o desempenho académico no ensino superior.
Metodologia: revisão sistemática de literatura: artigos de investigação pesquisados em plataformas de base de dados e revistas científicas.
Resultados: a pesquisa efetuada revelou um número limitado de estudos, tendo sido considerados quatro. Nos estudantes com maior “sentido de coerência” observou-se uma maior capacidade para lidar com os problemas associados à vida académica. A influência do “sentido de coerência” no sucesso académico foi superior ao efeito de algumas experiências institucionais. Conclusões: os estudos sugerem que deve ser considerada a possibilidade de o “sentido de coerência” influenciar o desempenho académico no ensino superior. Em futura investigação deverá ser explorada a integração do “sentido de coerência” nos processos formativos dos enfermeiros, como estratégia para melhorar a capacidade dos estudantes em lidar com as situações e, assim, melhorar o seu desempenho académico..


Palavras-chave: paradigma salutogénico; “sentido de coerência”; desempenho académico





               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690