Título: UTILIZAÇÃO DE POLÍTICAS EM GESTÃO DE REDES E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Autor: Vitor Roque*, Rui Lopes** e José Luís Oliveira***

A gestão de redes tornou-se, nos últimos anos, um tema de máxima importância para as empresas dado que a sua organização, os fluxos de informação e métodos de trabalho, quer interna, quer externamente, estão cada vez mais dependentes do bom funcionamento de redes de comunicação O conceito de gestão por políticas surgiu nos últimos anos como o paradigma “ideal” para tratar este tipo de necessidades. A Gestão Baseada em Políticas (PBM – Policy Based Management) apresenta-se como um paradigma adequado, quer para gerir estas novas redes de comunicação quer para garantir segurança e, genericamente, definir as políticas de utilização dos sistemas e infra-estrutura de comunicações de uma organização.
Este artigo visa expor esta metodologia, o estado de normas e de desenvolvimento, e discutir a sua utilização nos sistemas de informação actuais de forma a garantir uma administração coordenada e consistente.

Palavras-chave: Sistemas de Informação; Gestão de Redes; Gestão de Redes por Políticas; Especificação de Políticas