Título: INCLUSÃO: A ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Autor: Cristina Machado (cristinamachado@iesfafe.pt)* , Portugal | Ana Maria Serrano (anamserrano@uminmho.pt)** , Portugal
* Licenciatura em Psicologia – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Pós-graduação em Ciências do Comportamento Desviante - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Mestrado em Criminologia – Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Doutoranda em Estudos da Criança -Educação Especial – Universidade do Minho.
**Professor Adjunto – Instituto de Estudos Superiores de Fafe. Professor Associado – Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Este artigo representa uma abordagem ao debate académico sobre o conceito de Inclusão Escolar, analisado a partir dos processos históricos que o consagraram até aos nossos dias, assim como das aproximações à sua implementação no contexto dos atuais movimentos inclusivos em prática nas comunidades educativas contemporâneas.

Palavras-chave: Inclusão, Exclusão, Integração, Escola Contemporânea