Título: SATISFAÇÃO COM A VIDA ACADÉMICA EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO PORTUGUÊS

Autor: Maria Isabel Barreiro Ribeiro (xilote@ipb.pt) * | António José Gonçalves Fernandes (toze@ipb.pt) ** | Teresa Isaltina Gomes Correia (teresaicorreia@ipb.pt) ***
* Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior Agrária. Investigadora efetiva do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento. Colaboradora da Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior. ** Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior Agrária. Investigador efetivo do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento. *** Professora Coordenadora do Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Saúde. Investigadora do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano.

Determinar o nível de satisfação académica em estudantes do 1º ciclo do ensino superior e verificar se existem diferenças estatisticamente significativas ao nível de satisfação académica, tendo em consideração o género, a idade, a área científica do curso e o ano frequentado, são os principais objetivos deste artigo. Para isso, desenvolveu-se um estudo transversal, observacional e quantitativo. A recolha de dados ocorreu em abril de 2012. Foi selecionada uma amostra não probabilística acidental constituída por 686 estudantes, do 1º ciclo, de 4 áreas científicas, designadamente, Saúde, Tecnologias, Educação e Agrária.
Para fazer o tratamento dos dados utilizou-se o software estatístico IBM SPSS 20.0. O referido tratamento envolveu o uso de estatística descritiva; a análise fatorial exploratória; o Alfa Cronbach; o teste R-Pearson; o teste t-Student; a ANOVA One-Way; o teste de Tukey; o teste Kaiser-Meyer-Olkin; e, finalmente, o teste de esfericidade de Bartlett.
Verificou-se que, globalmente, a satisfação académica dos alunos é elevada. No entanto, em todas as dimensões consideradas, nomeadamente, Satisfação com o curso, Oportunidade e Desenvolvimento, e Satisfação com a Instituição, há aspetos a melhorar.

Palavras-chave: Ensino Superior, Estudantes, Satisfação académica