Revista Egitania Sciencia - Volume 12 | ARTIGO

Título: UM CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES NUMA ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO DO DISTRITO DE LISBOA: UM ESTUDO DE CASO

Autor: Ana Almeida (aaprof@gmail.com)*, Portugal
* Doutorada em Educação, área de especialização em Avaliação em Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Mestre em Ciências da Educação, área de especialização em Avaliação em Educação, pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Franceses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 12

Resumo:
A Iniciativa Novas Oportunidades é um programa educativo que procura qualificar mais e melhor tanto os adultos como os jovens do nosso País. A sua natureza política e as mudanças conceptuais que esta representa tornam tão rica quanto complexa a sua implementação. Como tal, este projeto pretende avaliar a implementação de um Centro Novas Oportunidades numa determinada escola, optando, para tal, pela metodologia do estudo de caso. Neste caso, a integração da Iniciativa Novas Oportunidades, nomeadamente do Centro Novas Oportunidades, continua a ser um processo moroso e difícil. De uma forma global, é visível alguma dificuldade da escola em questionar a sua tradição e a sua natureza vocacionada para um determinado público, nomeadamente os jovens que querem prosseguir estudos para o ensino superior.   


Palavras-chave: Estudo de caso, Avaliação, Adultos, Programa, CNO




               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690