Título: O PRIVADO E O PÚBLICO NUMA SOCIEDADE MEDIÁTICA

Autor: Carlos Reis (creis@ipg.pt)*, Portugal
* Doutor em Ciências da Educação. Professor Adjunto na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda

Neste artigo discutimos a definição do espaço público e privado nas sociedades em que a mediatização é muito forte. Por um lado, assistimos à erosão e invasão do espaço privado, propiciada pelas virtualidades da grande panóplia de meios de comunicação disponíveis. Por outro, verifica-se também uma invasão do espaço público, que vai perdendo dignidade e funcionalidades. Mas, por paradoxal que pareça, a sociedade mediática está a motivar, em paralelo, uma retração no espaço privado. Estas alterações funcionais dos espaços, público e privado, desafiam-nos a ponderar os prós e os contra de cada mutação e a procurar perspetivar o que melhor servirá os nossos valores de democracia e cidadania, bem como o indispensável equilíbrio entre os interesses individuais com os coletivos. Mas, em particular, levanta-se um repto educacional, que convém enfrentar.

Palavras-chave: Espaço público, Espaço privado, Sociedade mediática