Título: AICLE VS INGLÊS COMO MEIO DE INSTRUÇÃO: O CONTEXTO PORTUGUÊS DO ENSINO SUPERIOR POLITÉCNICO

Autor: Margarida Morgado (marg.morgado@ipcb.pt)* | Margarida Coelho (margco@estgp.pt )**
* MA, PhD, Coordinating professor of English cultural studies and director of the Language Centre at the Higher School of Education, Castelo Branco Polytechnic Institute. Researcher in child studies, children’s literature and intercultural education in connection with foreign language education (English). ** MA,, English and Translation Studies senior lecturer at the School of Technology and Management of the Polytechnic Institute of Portalegre, Vice-President of the Department of Management and Social Sciences and Coordinator of the Languages and Culture Centre of the Institute.

Este artigo propõe-se rever experiências de abordagens de "Inglês como meio de instrução" (IMI) e de "aprendizagem integrada de conteúdos através de uma língua estrangeira” (AICLE), realizadas no contexto do ensino superior em diversos países. A revisão incide nos contextos de utilização do inglês como língua não-nativa e procura explorar diferenças, problemas específicos e estratégias eficazes utilizadas, que podem ser transferidas para o ensino superior politécnico em Portugal. As experiências de IMI e de AICLE relatadas são sobretudo analisadas no que se refere à forma como diferem na orientação pedagógica e metodológica, bem como nas estratégias para lidar com instruções em e através da língua inglesa. Como conclusão são feitas algumas recomendações sobre como implementar o ensino e a aprendizagem do inglês no currículo, na prática e na investigação no ensino superior politécnico em Portugal.

Palavras-chave: AICLE, Portugal, metodologia, estratégias, ensino do inglês no ensino superior