Revista Egitania Sciencia - Volume 12 | ARTIGO

Título: AUDICÃO MUSICAL NO DESEMPENHO ESCOLAR E CULTURA DO ESPETÁCULO

Autor: Lizaso Azcune Begoña (belizaso@edu.ucm.es)*, Espanha | García Gil Desirée (desiree.garcia@edu.ucm.es)**, Espanha
* Dra. Begoña Lizaso Azcune. Profesora Titular en el Área de Música del Departamento de Expresión Musical y Corporal de la Universidad Complutense de Madrid. Especialista en Audición Musical Activa y Creatividad en Educación Infantil y Primaria. Ha participado en numerosos Congresos y Seminarios Científicos, así como cursos para especialistas en Educación Musical. ** Dra. Desirée García Gil. Profesora Ayudante en el Área de Música del Departamento de Expresión Musical y Corporal de la UCM (Madrid). Centra sus investigaciones didácticas en Música y Género e ITC en Educación Musical; en cuanto a las históricas es especialista en composiciones líricas de compositores catalanes del siglo XX.
Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 12

Resumo:
O ensino da música em qualquer nível de ensino precisa compreenderque tipo de música ouve o grupo e porquê. A cultura (entendida como o conjunto de saberes e conhecimentos que identifica cada grupo), sempre diversificada e dinâmica, tem um papel decisivo na formação do gosto musical uma vez que as suas transformações, determinadas por aceitações e rejeições, se repercutem no sujeito. Assim, o docente deve refletir sobre os gostos e as tendências do grupo da classe para conseguir uma aprendizagem musical significativa. A escola é, então, responsável por fornecer as ferramentas que permitem a participação do indivíduo na sociedade e, ao mesmo tempo, dá acesso a diferentes áreas do conhecimento, que de outra forma seriam inacessíveis para grande parte da população. A música também é um produto cultural que o professor deve colocar à disposição dos alunos, garantindo a ativação de processos cognitivos que lhes permitem a sua apreciação e compreensão. Este artigo, elaborado a partir de reflexões de Joan Ferras sobre a nova "cultura de espetáculo", assenta numa tradução inovadora destas reflexões sobre as diferentes atitudes sentidas pelo ouvinte na sessão de audição, para mostrar como se pode influenciar o seu ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Audição Musical, cultura de espetáculo, gostos musicais, atitudes, compreensão




               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690