Título: ANÁLISE POSTURAL: ESTUDO EM ATLETAS DE ATLETISMO DE ALTA COMPETIÇÃO

Autor: Inês Domingues (2080793@my.ipleiria.pt)*, Portugal | Carlos Campos (carlos.campos@ipleiria.pt)**, Portugal | Jorge Siopa (jorge.siopa@ipleiria.pt)***, Portugal
* Licenciada em Biomecânica pela ESTG\IPL. ** Equiparado a Professor Adjunto da ESTG\IPL, Doutorando da Universidade Politécnica de Valência, Mestre em Matemática Computacional pela Universidade do Minho e Licenciado em Matemática pela Universidade de Coimbra. *** Professor Adjunto da ESTG\IPL, Doutor em Gestão da Manutenção pelo Instituto Superior Técnico e Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico.

A análise postural e o estudo das alterações posturais têm especial importância no âmbito da prática desportiva, pois a ocorrência de alterações posturais induz o aumento de lesões e reduz o rendimento desportivo dos atletas. No entanto, a nível nacional, este tipo de estudo é pouco frequente e a sua divulgação é praticamente inexistente.
Assim, na sequência de uma parceria entre a Coordenação do Curso de Licenciatura em Biomecânica da ESTG\IPL  e o clube de atletismo Juventude Vidigalense, foi realizada uma análise postural a 7 atletas de atletismo de alta competição.
A análise postural teve por objetivo caracterizar o perfil postural dos atletas, identificando as alterações posturais que conduzem à ocorrência de lesões e a sua influência no rendimento desportivo dos mesmos. Assim, para cada atleta foi elaborada uma ficha na qual se apresenta a sua composição corporal, que resulta de um rigoroso estudo antropométrico, e a sua análise postural, baseada na técnica de fotogrametria. Os resultados foram obtidos e confirmados com o apoio dos softwares Physical Test® e SAPO® (Software de Avaliação Postural).
As fichas de caracterização de cada atleta permitiram apresentar um conjunto de recomendações aos elementos do clube, em particular aos respetivos treinadores, fomentando o reajuste do treino dos atletas com vista a minimizar o impacto dos desvios posturais encontrados.

Palavras-chave: análise postural, alterações posturais, estudo somático, estudo antropométrico, fotogrametria