Título: AS REDES SOCIAIS E NOVAS ABORDAGENS DO MARKETING

Autor: Vasyl Denys (vadenys@gmail.com)*, Portugal | Júlio Mendes (jmendes@ualg.pt)**, Portugal
* Vasyl Denys holds a Master’s degree in Marketing from the University of the Algarve. His Bachelor degree in Business Management he earned at the Kiev National University of Trade and Economics. Vasyl runs an online shop and shows interests in networking, new media and collective wisdom of social groups. ** Julio Mendes is a PhD holder in Management (Strategy and Organizational Behavior) and a MA holder in Economic and Management Sciences. He is an Assistant Professor at the Faculty of Economics of the University of the Algarve. He is also the Director of the Master Course in Tourism Organizations Management and a member of the Research Centre for Spatial and Organizational Dynamics.

As redes sociais e mídias sociais no geral na internet passaram a integrar a rotina de vida das pessoas. Ocupando grande parte do seu tempo, este novo fenómeno não poderia deixar de interessar aos gestores. Cada vez mais, eles precisam de estar onde estão os clientes.
Para muitas empresas modernas, torna-se um desafio incorporar as mídias sociais nas suas estratégias de negócios e nas próprias estratégias de marketing. Os sites das redes sociais constituem grandes oportunidades para atingir os públicos-alvo de uma maneira diferente e, muitas vezes, mais eficiente, na medida em que disfarçam armadilhas perigosas para os que adotam estes novos meios. As empresas concebem, assim, novas práticas de ir ao encontro do seu real valor – os clientes. A comunicação agressiva numa só direção não resulta mais em vendas promissoras. Hoje em dia os clientes querem ser ouvidos pela empresa e interagir com ela.
Este artigo debruça-se sobre o conceito de sites de redes sociais, plataformas digitais emergentes para as interações sociais. Discutem-se ainda novos princípios de marketing e os esforços que terão que ser implementados para uma comunicação nas redes sociais, para além de se revelarem novos aspetos do comportamento do consumidor.

Palavras-chave: Mídias sociais, redes sociais, marketing, negócios, estratégia