Título: A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO NAS REGIÕES: EXPERIÊNCIAS PILOTO

Autor: Ascensão Braga
Docente da ESTG do Instituto Politécnico da Guarda

Nos últimos tempos as tecnologias de informação e de comunicação têm sido alvo de um profundo e rápido desenvolvimento que se materializou numa verdadeira revolução ao nível de infraestruturas, serviços e aplicações. Esta transformação aparece difundida por todas as sociedades, assenta sobre o hiper sector da informação e afecta todos os estados, regiões e cidadãos. A Comissão Europeia, consciente desta realidade tem vindo a empenhar-se no desenvolvimento da Sociedade da Informação, patente nos diversos documentos elaborados e no lançamento de iniciativas-piloto. Com este trabalho pretende-se analisar alguns dos projectos-piloto e alcançar lições de experiências.

Palavras-chave: Sociedade da Informação; tecnologia de Informação e de Comunicação; Experiências Europeias