Revista Egitania Sciencia - Special Edition (ENTENP) | ARTIGO

Título: EDUCAR PARA O EMPREENDEDORISMO: UM NOVO DESAFIO PARA AS INSTITUIÇÕES DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Autor: Cristina Pereira (cristina.pereira@ipcb.pt), Margarida Afonso (margarida.afonso@ipcb.pt), Domingos Santos (domingos.santos@ipcb.pt) - Portugal

Publicação: Revista Egitania Sciencia - Special Edition (ENTENP)

Na primeira parte do artigo, defendemos a ideia de que hoje em dia estamos vivendo um novo paradigma econômico e social que coloca novos desafios para os cidadãos e as comunidades locais. As sociedades têm-se globalizado e abriram-se para o mundo. A economia é cada vez mais baseada no conhecimento e a competitividade está se tornando ainda mais feroz e dependente de fatores de inovação e diferenciação. Este conjunto de restrições exige das comunidades locais um reposicionamento estratégico. Sendo este o caso, é fundamental que os diferentes atores locais estejam equipados com competências reforçadas na área do empreendedorismo, uma condição sine qua non para o sucesso garantido nesse novo cenário socioeconómico.
Depois argumentamos que a crescente sensibilização para esta área é essencial para preparar nossos jovens para os desafios que eles terão de enfrentar toda a sua vida, a fim de estimular a sua criatividade e capacidade de iniciativa e inovação. Portanto, a promoção do espírito de empreendedorismo nas escolas é um passo crítico para este objetivo. Então, a educação para o empreendedorismo deve, claramente, constituir um instrumento estratégico da política de educação contemporânea.
Consequentemente, assumimos que existe um conjunto de argumentos provenientes de origens disciplinares diferentes, nomeadamente da psicologia, pedagogia, bem como da economia e gestão, que dão suporte para esta aposta e justificam a necessidade das instituições de formação de professores intervirem nesta área nova. Iremos aprofundar essa problemática como um meio de suporte da necessidade urgente dos agentes do ensino superior responderem positivamente a este novo problema desafiante.
Depois iremos, então, concentrarmo-nos sobre os esforços que estão a ser feitos pelo Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Educação, em Portugal, uma instituição com uma longa tradição na área de formação de professores, salientando as principais características, iniciativas e projetos que caracterizam sua estratégia sobre este novo campo de formação.

Palavras-chave: Empreendedorismo, Educação para o Empreendedorismo, Formação de Professores, Habilidades Profissionais