Título: PERFIL DE COMPRA DA JUVENTUDE

Autor: Fernando Augusto de Sá Neves dos Santos
Docente da ESTG do Instituto Politécnico da Guarda

O mercado da Juventude é determinante em todas as sociedades, em resultado da independência que os jovens vão continuar a conquistar face aos pais e o contínuo crescimento da atenção que a população em geral coloca no conceito de jovem. O contínuo crescimento do rendimento disponível deste segmento da população assegura a sua vitalidade do mercado de consumo da juventude. O objectivo deste trabalho é reconhecer perfis e identificar as diferenças de comportamento entre os jovens através da análise de homogeneidade (HOMALS) com a ajuda da análise de clusters. Este estudo confirma da preferência da maioria dos jovens por marcas e pela escolha dos mesmos locais de compra, apesar de afirmarem que não fiéis a marcas e lojas. Optam preferencialmente por comprar em centros comerciais e menos em hipermercados. O vestuário, os alimentos de conveniência e os livros constituem o tipo de artigos que mais relevância tem nas suas despesas e que mais condicionam a sua escolha por locais e marcas.

Palavras-chave: Juventude, Consumo, Segmentação