Título: ESTUDO DA COMPOSIÇÃO FITOQUÍMICA E ATIVIDADE FARMACOLÓGICA DAS FRAÇÕES POLARES E APOLARES DOS COMPOSTOS BIOATIVOS PRESENTES NA PERSEA AMERICANA MILL. E SEU CONTRIBUTO ALIMENTAR E POTENCIAL APLICAÇÃO EM COSMÉTICOS

Autor: Ana F. Vinha (acvinha@ufp.edu.pt), Joana Moreira (18154@ufp.edu.pt) e Anabela G. Costa (anabelac023@gmail.com)
Ana F. Vinha. Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa. Membro Investigador do REQUIMTE, Departamento de Químicas Finas, Laboratório de Bromatologia da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. | Joana Moreira. Aluna de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa. | Anabela G. Costa. Técnica Superior do Laboratório de Bromatologia da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

A sustentabilidade é um conceito complexo que se pode resumir na noção de desenvolvimento económico e social, sem provocar grandes danos ao ambiente e aos recursos naturais. Há, atualmente, inúmeros casos de aproveitamento e valorização de materiais que no passado eram rejeitados pelas indústrias agroalimentares e que devem servir de exemplo para todos os processos de produção alimentar, potenciando outras indústrias, como a indústria farmacêutica, nomeadamente na área da tecnologia de desenvolvimento de produtos dermocosméticos. O presente trabalho teve como objetivo o estudo e caracterização química dos compostos extratáveis das diferentes partes do fruto abacate, nomeadamente, polpa, pele e semente, variedade “Hass” de produção nacional.
Os resultados obtidos indicam, por meio de uma abordagem fitoquímica in vitro, a presença de diferentes metabolitos secundários com propriedades bioativas nos diversos constituintes do fruto (polpa, pele e semente), tendo em vista o interesse na sua produção não só na vertente alimentar como em potenciais recursos no plano da indústria cosmética, na elaboração de produtos naturais com atividade farmacológica e terapêutica.

Palavras-chave: Persea americana Mill., Compostos bioativos, Atividade antioxidante, Subprodutos alimentares, Dermocosmética.