Título: AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL EM ADULTOS INTERNADOS EM ULDM DA REGIÃO NORTE DE PORTUGAL

Autor: Daisy Marlene Bairos Cunha*, Ana Lia Santos Nunes*, Diana Alexandra Lopes Pais*, António José Gonçalves Fernandes**, Vera Alexandra Ferro Lebres***
* Dietistas formadas no Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior de Saúde. ** Professor do Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior Agrária Investigador efetivo do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento. *** Professora do Instituto Politécnico de Bragança – Escola Superior de Saúde.

Este estudo teve por objetivo avaliar o Estado Nutricional de pacientes internados em Unidades de Longa Duração e Manutenção (ULDM). Para o efeito, foi realizado um estudo observacional, analítico e transversal que envolveu 14 ULDM da Região Norte de Portugal, no qual participaram 265 indivíduos – 147 do género feminino (55,5%) e 118 (44,5%) do género masculino. A média de idades foi 75,5 anos. Foram aplicados dois questionários: o Mini Nutritional Assessment (MNA), da Nestlé Nutrition Institute, para determinar o estado nutricional dos indivíduos; e um segundo questionário, elaborado pelos autores, para avaliar parâmetros relativos à alimentação fornecida ao utente, assim como o tempo de internamento. Os resultados revelaram que 59% dos indivíduos estavam desnutridos, 34,9% estavam em risco de desnutrição e 6,1% apresentavam um estado nutricional normal. Constatou-se ainda que o género, as patologias, a textura da dieta e a suplementação nutricional têm uma influência estatisticamente significativa no Estado Nutricional, uma vez que p-value < 0,05. Por sua vez, a idade e a composição nutricional não influenciam o Estado Nutricional, pois p-value > 0,05. Conclui-se, por isso, que a maioria dos indivíduos internados nas ULDM estavam desnutridos.

Palavras-chave: Envelhecimento, Estado nutricional, Desnutrição