Título: ESTUDO DO PERFIL DOS PRESIDENTES DAS IPSS: CASO DO DISTRITO DA GUARDA

Autor: Amândio Pereira Baía (baia@ipg.pt)*, Cristina Maria Cerejo Serra (cristina.m.serra@seg-social.pt)**

As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) representam, no panorama nacional, um pilar de sustentabilidade, ao criar instituições com serviços qualificados, de modo a assegurar a prestação de serviços que, de outra forma, o Estado não conseguiria garantir por si só. Também a nível do Distrito da Guarda esta realidade se verifica.
A falta de informação sobre os aspetos relacionados com a caracterização da motivação e liderança dos Presidentes das IPSS assume-se como determinante para um entendimento da realidade social do Distrito da Guarda.
O objetivo deste estudo é disponibilizarmos essa informação considerada relevante e útil para que a Ação Social, ancorada nos apoios das Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituto de Emprego e Formação Profissional e Centro Distrital, possa, de uma forma mais fidedigna, definir as suas políticas nesta área.
O nosso ensejo é que este objetivo seja conseguido e doravante as respostas sociais, dadas às populações mais carenciadas e debilitadas, possam ter uma maior eficácia, fruto de uma melhor sustentação no conhecimento das IPSS do Distrito da Guarda e no perfil dos seus Presidentes.

Palavras-chave: IPSS, Solidariedade, Motivação, Liderança