Título: FACTORES DE STRESS E INSATISFAÇÃO NUM CURSO ONLINE

Autor: Manuel Paulino* (mpaulino@ipg.pt) e Nuno Coelho** (nmdcoelho@gmail.com)

O ensino online pertence à quarta geração do ensino à distância e apresenta um conjunto de factores que podem interferir na satisfação do estudante e causar momentos de insatisfação e de stress. Com a realização deste estudo pretendemos, pela análise do discurso dos inquiridos: i) conhecer os níveis de insatisfação e stress vividos pelos estudantes de um curso de Pós-graduação e Mestrado na modalidade de ensino online assíncrona; ii) identificar os factores geradores de maior stress e insatisfação nos estudantes. Para a sua concretização, procedeu-se a um estudo qualitativo com 20 estudantes, utilizando-se como instrumento de pesquisa, a entrevista semi-estruturada, realizada na modalidade online síncrona, através da palavra escrita. Os resultados obtidos apontam para uma amostra de estudantes que: i) afirmam estar globalmente satisfeitos com o curso; ii) identificam a aprendizagem efectuada como aspecto gerador de mais satisfação; iii) salientam a falta de feedback atempado do professor como o factor de maior insatisfação; iv) referem que as emoções mais positivas se situaram ao nível das relações interpessoais, e as mais negativas, no receio de não corresponder às expectativas criadas; v) consideram a falta de tempo como o factor que desencadeou não só mais stress e insatisfação, como também foi responsável pelos muitos momentos de tensão que viveram durante o curso.

Palavras-chave: Ensino online; Stress; Insatisfação