Título: A REDUÇÃO DAS PERDAS EM EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS COMO MEDIDA DE REDUÇÃO DA FATURA DE ENERGIA

Autor: J.A. Lobão (jlobao@ipg.pt)*, T. Devezas (tessalen@ubi.pt)**, J.P.S. Catalão(catalao@ubi.pt)***
*Mestre em Sistemas e Automação, Professor Adjunto do Instituto Politécnico da Guarda. | ** Ph.D. in Materials Engineering, Associate Professor with Habilitation at Department of Electromechanical Engineering, University of Beira Interior (UBI). | *** Ph.D in Electrical Engineering, Assistant Professor and Director of the MSc in Electromechanical Engineering at Department of Electromechanical Engineering, University of Beira Interior (UBI).

A eletricidade e o eletromagnetismo estão presentes no nosso dia-a-dia na quase totalidade dos equipamentos que usamos, quer no trabalho quer em períodos de lazer, desde a máquina mais sofisticada ao mais simples eletrodoméstico. Associado à utilização está o consumo de energia elétrica que pode ser reduzido com uma eficiente escolha e correta utilização. Considerando a atual situação económica mundial, em especial a Portuguesa, e o aumento dos custos de energia elétrica devido à variação da cotação do preço do petróleo e do carvão, todo o contributo para a diminuição do consumo será pertinente, permitindo a diminuição, mesmo que pequena, da fatura de energia das famílias e aumentando o rendimento disponível. Este trabalho tem por objetivo sensibilizar para a necessidade de redução do consumo de energia. Será analisada a eficiência energética dos equipamentos elétricos de uso corrente, sua implicação nos custos energéticos a incluir na fatura doméstica e redução de consumo de energia nas instalações elétricas através da diminuição das perdas nos condutores, associadas à escolha de equipamentos eficientes.

Palavras-chave: Energia, Eficiência energética, Redução de perdas, Portugal, energia uso domestico