Revista Egitania Sciencia - Volume 13 | ARTIGO

Título: ESTRATÉGIAS PARA CRIAR EMPRESAS, UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL E INSTITUCIONAL

Autor: José G. Vargas-Hernández (josevargas@cucea.udg.mx)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 13

Resumo:
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma síntese das principais teorias que fomentam a criação de novas empresas, a partir de uma abordagem sociocultural e institucional. Tendo em conta este contexto, sublinha-se a importância do estudo teórico dos fatores que influenciam a tomada de decisão no desenvolvimento de novas empresas e a forma como estes afetam o ambiente em que se movem os empresários. O método de investigação utilizado é a revisão da literatura existente mediante a análise das principais teorias que influem na criação de empresas, dando-se principal relevo ao enfoque sociocultural. A análise conclui que que o empreendedorismo fomentou a criação de empresas, sendo um fator importante no desenvolvimento económico do país.


Palavras-chave: Empreendedor, empresa, abordagem sociocultural, teorias sobre criação de empresas.





               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690