Título: PREVISÃO DE PREÇOS DE MOEDA E INFORMAÇÃO DE EFICIÊNCIA: MERCADOS EQUITATIVOS VS SWAPS

Autor: Sazali Abidin (sazali@waikato.ac.nz)*, Azilawati Banchit (ab171@waikato.ac.nz)**, Yuewei Sun (ys179@waikato.ac.nz)***

Este estudo examina a capacidade de previsão dos Swaps em Risco de Incumprimento (SRI) e dos mercados de ações, relativamente à taxa de câmbio da moeda, para determinar se os SRI são um melhor indicador comparativamente aos mercados de ações. Os conjuntos de dados utilizados para este estudo incluem os índices de SRI norte-americanos Investment Grade (IG) e High Yield (HY) e o índice europeu iTraxx, em representação das condições gerais do mercado de crédito europeu. O índice de mercado Vanguard Total Bond está incluído para verificar se o spread do SRI constitui uma fonte de informação mais poderosa do que o mercado de obrigações. O índice S&P500 é utilizado como controlador para os efeitos do mercado de ações americano, sendo o índice Vanguard European Stock utilizado para a Europa. Os índices ASX200 e NZ50 foram escolhidos para representar as condições dos mercados de ações na Austrália e Nova Zelândia respetivamente. O modelo vetorial autorregressivo (VAR) é empregue para analisar as relações simultâneas entre as taxas de câmbio e os spreads do índice SRI.O teste Granger de causalidade é levado a cabo para determinar a relação causal entre os valores da moeda e os spreads do índice SRI. A Decomposição da Variância ou decomposição da variância do erro de previsão é igualmente utilizada para complementar a análise dos SRI. Esta análise conclui que os SRI conseguem capturar melhor a informação no mercado do que outros instrumentos de investimento, tais como as obrigações. Assim, os SRI poderão constituir uma oportunidade de arbitragem para os investidores. Complementarmente, foram encontrados efeitos significativos da causalidade Granger , dos spreads SRI IG e HY para as moedas, o que demonstra que os spreads SRI são um indicador importante das diversas moedas face ao dólar americano, mesmo numa crise financeira. Os resultados da decomposição de variância indicam que a contribuição do mercado dos SRI para o mercado da moeda é maior no caso do dólar australiano, o que implica mais carry-trades no mercado.

Palavras-chave: Swaps em risco de incumprimento, moeda, taxa de câmbio, crise financeira, causalidade