Título: ANA TERESA PEREIRA: A AUDÁCIA DE SER DIFERENTE

Autor: Anabela Sardo (asardo@ipg.pt )*
* Anabela Oliveira da Naia Sardo é doutora em Literatura Portuguesa, Mestre em Estudos Portugueses e, pela Universidade de Aveiro. Professora Adjunta da Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda, exerce as funções de Diretora desta Escola desde 2009.

O artigo que cuidámos escrever tem como objetivo basilar fazer uma abordagem genérica que permita seduzir o leitor que desconhece a obra da escritora portuguesa contemporânea nascida na Ilha da Madeira, Ana Teresa Pereira, desvendando-lhe algumas informações fundamentais sobre a mesma.
O que faremos é partir, essencialmente, do que a escritora diz de si própria nas entrevistas que vai dando, do que vai escrevendo e da análise dos seus próprios textos ficcionais ou ensaísticos, mencionando a obra publicada até 2012 e procurando caraterizar o seu universo peculiar e labiríntico.
Podemos afirmar que Ana Teresa Pereira tem vindo a construir, dentro da ficção portuguesa, uma obra sólida e coerente que conta com a publicação de mais de trinta títulos entre 1989 e 2012.

Palavras-chave: Ana Teresa Pereira, biografia, bibliografia, universo peculiar e labiríntico