Revista Egitania Sciencia - Volume 14 | ARTIGO

Título: DESAFIOS METAMODERNOS DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Autor: Carlos Sousa Reis (creis@ipg.pt)* , Maria das Dores Formosinho (mformosinhosanches@gmail.com) * *
* Doutor em Ciências da Educação. Professor Adjunto e Diretor na Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto do Instituto Politécnico da Guarda. ** Doutora Psicologia na Especialidade de Educação. Professora Catedrática na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 14

Resumo:
Neste artigo discute-se o projeto da Modernidade, na sua relação com os pressupostos antropofilosóficos que o sustentavam, articulando-o com o conceito de Bildung, correlativo da ideia de formação humana por meio da educação. Procura-se de seguida mostrar como a Pós-modernidade operou uma desconstrução deste paradigma, confrontando-se com aporias e
limitações que exigem uma reconstrução dos referentes educacionais, de forma a instituir uma nova Razão Pedagógica.


Palavras-chave: Educação, filosofia, modernidade, pós-modernidade, metamodernidade





               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690