Título: TALENTO E DESEMPENHO ECONÓMICO NOS PAÍSES EUROPEUS: UMA APLICAÇÃO DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS

Autor: Ana Rita Cruz (ana.rita.cruz@iscte.pt)*
* Socióloga. Mestre em Gestão e Desenvolvimento de Destinos Turísticos. Membro associado do DINÂMIA'CET - Centro para a Mudança Socioeconómica e Estudos Territoriais do ISCTE-IUL e estudante de doutoramento em Estudos de Turismo na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve. Beneficia do apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia através de uma bolsa individual de doutoramento com a referência SFRH/BD/75893/2011.

A ligação entre o capital humano e o desenvolvimento dos territórios é
um tema que tem raízes profundas nas ciências sociais, em particular na teoria económica. O presente artigo pretendeanalisar o impacto que os três T propostos por Richard Florida - o talento, a tecnologia e a tolerância -, têm no desempenho económico. Tendo por base os vinte e sete estados-membros da União Europeia é seguida a abordagem de Partial Least Squares para estimar um modelo de equações estruturais explicativo da teoria dos três T.
Os resultados confirmam a significância estatística das relações teóricas estudadas e sublinham o papel do talento como motor central em todo o processo económico.

Palavras-chave: Criatividade, Tolerância, Talento, Tecnologia, Equações Estruturais