Título: PODE UMA NOVA METODOLOGIA DE ENSINO MELHORAR RESULTADOS? - AVALIAÇÃO MICROECONOMÉTRICA DO SUCESSO ESCOLAR

Autor: Alcina Maria de Almeida Rodrigues Nunes* (alcina@ipb.pt) e Paula Odete Fernandes** (pof@ipb.pt)

No ano lectivo de 2004/2005,a Declaração de Bolonha inspirou a introdução de uma nova metodologia de ensino num dos cursos leccionados por uma instituição de ensino superior em Portugal. Assim, seguindo as lições da literatura de avaliação microeconométrica, adopta-se a metodologia de Propensity Score Matching para realizar um processo de avaliação do impacto da filosofia de ensino no sucesso escolar dos alunos a ela sujeitos. Os resultados mostram que a introdução de uma nova metodologia de ensino melhorou as taxas de aprovação dos alunos sujeitos a uma medida que tem na base a presença e participação obrigatória nas aulas, porque implica um maior acompanhamento do aluno pelo docente e a avaliação contínua. De facto, observa-se, para alunos sujeitos à medida, uma maior percentagem de notas positivas quando comparados com os colegas dos restantes cursos leccionados pela instituição. No entanto, quando se compara a qualidade dessas taxas de aprovação, os resultados não são tão óbvios. Mesmo que o aluno sujeito à medida alcance uma classificação positiva, tal é frequentemente mais baixa relativamente àquela obtida pelos colegas não expostos.

Palavras-chave: Metodologias de Ensino, Avaliação Microeconométrica, Propensity Score Matching