Título: REVERSÃO À MÉDIA NOS MERCADOS BOLSISTAS INTERNACIONAIS: DA CRISE DAS EMPRESAS TECNOLÓGICAS À CRISE FINANCEIRA GLOBAL

Autor: Vítor Manuel de Sousa Gabriel (vigab@ipg.pt)*, José Ramos Pires Manso (pmanso@ubi.pt)**
UDI – Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior, PEst-OE/EGE/UI4056/2011 – Projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Ministério da Educação e Ciência, Instituto Politécnico da Guarda (Portugal).* * NECE – Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais, Programa de Financiamento Plurianual das Unidades de I&D da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, Ministério da Educação e da Ciência, Universidade da Beira Interior (Portugal).

Neste estudo é analisado o processo de reversão à média nos mercados bolsistas internacionais. Recorrendo às propostas de Wright (2000) e de Belaire-Franch e Opong (2005), aplicadas a um conjunto composto por doze mercados, representativos de mais de 62% da capitalização bolsista mundial, no período compreendido entre 4/01/1999 e 3720/06/2011, foi identificada uma clara evidência de reversão à média em todos os mercados bolsistas e em todos os períodos amostrais considerados na análise. Os resultados obtidos têm grande interesse para investidores e para gestores de carteiras na definição de estratégias de afetação de recursos de investimento.

Palavras-chave: Crise financeira global, mercados bolsistas internacionais, testes do rácio de variâncias, reversão à média