Título: O PAPEL DO OURO NA COBERTURA DO RISCO DA TAXA DE CÂMBIO EURO-DÓLAR

Autor: Júlio Lobão * e Juliana Teixeira
* Júlio Lobão. Professor Auxiliar na Faculdade de Economia, Universidade Porto. Mestre em Finanças

Neste artigo é investigado o papel desempenhado pelo ouro na cobertura do risco da taxa de câmbio euro-dólar no período 1999-2011. Para isso, recorreu-se a um modelo EGARCH (2,1,1) aplicado a dados diários. Os resultados mostram que o ouro se revelou útil para a cobertura do risco cambial dos investimentos em dólares levados a cabo pelos habitantes da zona-euro. Durante todo o período considerado, a cotação do ouro mostrouse inelástica em relação à taxa de câmbio euro-dólar tanto no curto como no longo prazo.

Palavras-chave: cobertura de risco, ouro, taxa de câmbio