Título: PROCURA DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM TURISMO: REALIDADE DA ESTH/IPG

Autor: Manuel Salgado (manuelsalgado@ipg.pt) *, José Alexandre Martins (jasvm@ipg.pt) **, Adélia Godinho (angodinho@gmail.com) ***

A importância da área científica do Turismo no Ensino Superior (ES) em Portugal requer uma análise e interpretação do seu contexto educativo e formativo. Constata-se que as instituições académicas portuguesas investem significativamente nesta área de estudos desde o ano letivo de 1986/87. Além disso, o Processo de Bolonha conduziu a relevantes mudanças na filosofia e estrutura dos cursos superiores, nomeadamente a nível curricular e do processo de ensino-aprendizagem. Neste trabalho caracteriza-se a instituição e o projeto educativo da Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) do Instituto Politécnico da Guarda e analisa-se informação secundária sobre os principais indicadores da oferta e da procura formativas dos seus cursos. A finalidade desta reflexão visa, sobretudo, interpretar e demonstrar a necessidade e o interesse do estudo da procura dos estudantes desta área de estudos a nível nacional, com particular atenção à realidade da ESTH, para compreender a evolução e as tendências do ES em Turismo. Alguns resultados permitem percecionar uma certa insustentabilidade da rede atual do ES que, naturalmente, se projeta na área científica do Turismo devido, em parte, ao crescimento excessivo do número de cursos a nível nacional que, na nossa perspetiva, condiciona o projeto educativo da ESTH.

Palavras-chave: Turismo; ensino superior, procura de estudantes