Revista Egitania Sciencia - Volume 15 | ARTIGO

Título: A IMPRECISÃO NA MEDIÇÃO DE DESEMPENHO – APLICAÇÃO SOBRE AS PERSPECTIVAS DO CLIENTE DENTRO DE BSC

Autor: Miroslav Pokorny (miroslav.pokorny@mvso.cz) e Michal Mensik (michal.mensik@mvso.cz)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 15

Resumo:
Vários tipos de incerteza estão envolvidos na medição do desempenho. Este artigo mostra o uso dos números difusos e aritmética difusa como uma maneira de lidar com o tipo de indefinição acerca da incerteza. O índice de satisfação do cliente – como um exemplo KPI na perspetiva do cliente no âmbito BSC – é usado para a demonstração de como aplicar a aritmética difusa. Teoria da lógica aplicada nos dados permite processar este tipo de incerteza com o software MATLAB e fornece-nos resultados interessantes.

Palavras-chave: Balanced Scorecard, perspectiva do cliente, imprecisão, número Fuzzy, Fuzzy aritmética





               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690