Título: O SISTEMA INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO (SIADAP)

Autor: Maria Isabel Henriques (m.isabel.henriques@seg-social.pt) e Ascensão Braga (sbraga@ipg.pt)

Num contexto de mudança da Administração Pública, a Avaliação do Desempenho dos colaboradores assume um lugar de relevo, uma vez que, simultaneamente, conjugam a perspetiva do avaliador, do avaliado e dos serviços. Com o Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública (SIADAP) o mérito e a excelência entre os colaboradores passaram a ser reconhecidos exigindo-se, acima de tudo, a credibilidade do seu funcionamento. Simultaneamente deverão ser acautelados os direitos e os deveres dos trabalhadores promovendo, assim, uma atitude de responsabilização construtiva do indivíduo pelo seu desempenho, como parte de um todo organizacional que se deseja eficiente e produtivo na prossecução do interesse público. A partir de pesquisa bibliográfica e documental pretende-se com este trabalho contribuir para uma melhor compreensão da aplicabilidade do SIADAP e do seu funcionamento. Trata-se de um novo procedimento da avaliação que se pretende mais justo, mais motivador e aliciante na medida em que o melhor desempenho seja premiado. Simultaneamente será um sistema envolto em injustiça dado que estabelece, à partida, quotas para o Desempenho Relevante e Desempenho Excelente.

Palavras-chave: Desempenho, Avaliação, Administração Pública, Qualidade, Modernização