Revista Egitania Sciencia - Volume 15 | ARTIGO

Título: IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE DESEMPENHO NUMA PEQUENA MÉDIA EMPRESA (PME): ESTUDO DE CASO DA DRUM – PORTUGAL

Autor: Amândio Pereira Baía (baia@ipg..pt)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 15

Resumo:
As pessoas são o principal ativo das organizações e quando motivadas revelam-se um recurso insubstituível para se obter uma vantagem competitiva.
A empresa DRUM em Portugal, é uma Pequena Média Empresa (PME) do setor da Construção Civil, com 40 trabalhadores, que incorre na falta de produtividade com a consequente falta de competitividade, em especial devido à baixa moral da força de trabalho fruto da crise com que o setor se debate.
A implementação de um Sistema de Gestão de Desempenho, baseado na participação ativa dos trabalhadores, na definição de objetivos claros e atingíveis, na definição de políticas organizacionais justas e na definição de procedimentos de distribuição de recompensas bem como na autonomia da tomada de decisão sobre as atividades relacionadas com o trabalho revestiu-se decisiva.
Hoje a DRUM, conta com empregados felizes, reduziu o absentismo e turnover e aumentou a competitividade mas acima de tudo consolidou uma imagem de qualidade nos seus stakeholders.


Palavras-chave: Avaliação, Motivação, Desempenho, Vantagem Competitiva





               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690