Título: ANÁLISE DO CONTÁGIO ENTRE OS MERCADOS BOLSISTAS INTERNACIONAIS NO ÂMBITO DA CRISE FINANCEIRA GLOBAL

Autor: Vitor Manuel de Sousa Gabriel *, José Ramos Pires Manso**
*Professor do Instituto Politécnico da Guarda, ** Professor da Universidade da Beira Interior

Neste trabalho é estudado o impacto da crise financeira global ao nível do contágio entre os mercados bolsistas. Com este objetivo, foram selecionados doze dos maiores mercados bolsistas, europeus e não europeus, e foi escolhido o período compreendido entre 4/10/1999 e 30/06/2011. Para identificar a ocorrência de efeito de contágio, recorreu-se ao modelo exponencial de heterocedasticidade condicionada (EGARCH) e a testes aos coeficientes de correlação, de modo a perceber se os coeficientes registados no subperíodo Crise Financeira Global diferem dos registados nos subperíodos anteriores. As conclusões obtidas revelam que os coeficientes de correlação sofreram um aumento significativo no último subperíodo, o que confirma a existência de efeitos de contágio entre os mercados bolsistas estudados.

Palavras-chave: Crise financeira global, mercados bolsistas internacionais, EGARCH, efeito de contágio