Título: RELAÇÕES ENTRE AS EXPORTAÇÕES E AS RESTRIÇÕES FINANCEIRAS DAS EMPRESAS INDUSTRIAIS DO SETOR TÊXTIL PORTUGUÊS

Autor: Ferreira, Cláudia (claudia_ferreira_sd@hotmail.com), Silva, Armando (armandosilva@eu.ipp.pt)

Este artigo verifica qual a relação existente entre exportações e restrições financeiras das empresas industriais do setor têxtil português no período de 1996-2003. Pretende-se averiguar qual o score de restrições financeiras sentidas pelas empresas da amostra, avaliar até que ponto as restrições financeiras são ou não um entrave ao início da atividade exportadora e verificar se o início das exportações efetivamente melhora a saúde financeira das empresas. A metodologia escolhida para a medição das restrições financeiras passou pela criação de um score financeiro, na sequência da proposta de Musso e Schiavo (2008); o teste das hipóteses é feito com recurso a regressões. Dos resultados obtidos, sugere-se a ideia de que existe, de facto, a auto-seleção das empresas menos restringidas financeiramente para a futura atividade exportadora e ainda que as novas empresas exportadoras mostram melhorias na sua situação financeira após o início dessa atividade.

Palavras-chave: Restrições financeiras; Exportações, Textil, Regressão