Título: E-LEARNING NO ENSINO SUPERIOR APLICADO A UMA UNIDADE CURRICULAR EM TURISMO

Autor: Pedro Cascada (pcascada@ualg.pt), Carlos M.R. Sousa (cmsousa@ualg.pt), Célia M.Q. Ramos (cmramos@ualg.pt) e Marisol B. Correia (mcorreia@ualg.pt)

No panorama do ensino superior português, a adoção do ensino à distância, através da utilização de ferramentas e estratégias de e-learning, b-learning e/ou m-learning, continuará progressivamente a ser considerado pelas universidades portuguesas, como complemento ao ensino presencial. Esta realidade permitirá a ocorrência de alterações profundas nas práticas de ensino, a otimização de custos e um melhor aproveitamento das potencialidades das novas tecnologias da informação e comunicação.
Neste trabalho pretende-se caracterizar o ensino à distância, efetuar a descrição dos métodos de ensino relacionados e equacionar as vantagens da sua utilização. O estudo de caso foi desenvolvido através de um questionário (online) aplicado a estudantes de uma unidade curricular do ensino superior português.
A investigação realizada permite concluir que existem condições para aumentar o uso do e-learning, uma vez que atualmente, a grande maioria dos estudantes têm computador em casa com ligação à internet. Por outro lado, os alunos estão cientes da importância destas novas ferramentas e estratégias de e-learning, como complemento à formação presencial.

Palavras-chave: e-learning, internet, tecnologias de informação e de comunicação, turismo, web semântica