Título: A ARRUDA NA HIPERCOLESTEROLEMIA: INFORMAÇÕES E RELEVÂNCIA ETNOBOTÂNICA NA INVESTIGAÇÃO PRÉ-CLÍNICA

Autor: Jessica Alonso (jessica.oa92@hotmail.com), Jorge Clemente (klement.t@hotmail.com), Paulo Santos (exkaleira@hotmail.com) e Sandra Ventura (scventura@ipg.pt)

As doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 30% das mortes em Portugal. Sendo a hipercolesterolemia um fator de risco cardiovascular, a monitorização dos níveis de colesterol torna-se fundamental na prevenção de complicações cardiovasculares. Na fitoterapia, uma das utilizações da Arruda (Ruta graveolens) é no tratamento da hipercolesterolemia.
O principal objetivo deste estudo foi a avaliação do conhecimento dos indivíduos inquiridos relativamente à utilização da Arruda no tratamento da hipercolesterolemia, através da aplicação de um inquérito por questionário. Do total de inquiridos, 44% conheciam a planta Arruda, 10% referiram ter conhecimento da sua aplicação para fins terapêuticos e 3,6% afirmou utilizar a Arruda no tratamento da hipercolesterolemia. A evidência pré-clínica em modelos animais, suportada pelos dados etnobotânicos, indica um futuro promissor da utilização Arruda para a diminuição dos níveis elevados de colesterol.

Palavras-chave: arruda, hipercolesterolemia, plantas medicinais, dados etnobotânicos