Título: SAÚDE ESCOLAR: O ELO DE UNIÃO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO

Autor: António Reis do Arco

Objetivo: Refletir sobre a importância da saúde escolar na promoção da saúde coletiva. Método: Reflexão teórica baseada na revisão da literatura. Resultados: As crianças e adolescentes necessitam de ser saudáveis para aprender e de ser educados para serem saudáveis, pelo que a saúde e a educação devem atuar em conjunto, visando proporcionar uma resposta adequada às necessidades de saúde e educação das populações. Perante os problemas quotidianos que ameaçam a saúde e o bem-estar, pode-se considerar a importância desta colaboração, representando a saúde escolar um instrumento que engloba não só o sistema de saúde e de educação, como outros intervenientes, tais como as forças de segurança, a sociedade civil, a comunidade e a família. Conclusões: Este é um dos desafios que se coloca atualmente às organizações escolares e de saúde, assegurar uma relação eficaz com o contexto social em que se inserem, participando e incrementando programas de saúde escolar que respondam às reais necessidades da comunidade.

Palavras-chave: Saúde escolar, Promoção da saúde, Equidade em saúde, Educação, Participação comunitária