Revista Egitania Sciencia - Volume 17 | ARTIGO

Título: INOVAÇÃO NOS SERVIÇOS: ESTUDO DE CASO EM REGIÕES DO INTERIOR DE PORTUGAL

Autor: Ana Cristina Morais Gomes (308anagomes@gmail.com), Maria Manuela Santos Natário (m.natario@ipg.pt), António Joaquim Pires Lourenço (antoniolourenco@ipg.pt)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 17

Resumo:
O objetivo deste estudo é obter um conhecimento mais aprofundado dos processos de inovação das empresas prestadoras de serviços, em particular em regiões de interior de Portugal. O estudo incide sobre cinco concelhos do distrito da Guarda: Seia, Gouveia, Fornos de Algodres, Celorico da Beira e Trancoso, tendo-se procurado estudar o comportamento das empresas de serviços em termos de inovação, assim como analisar e identificar os fatores associados aos melhores desempenhos inovadores. Para o efeito utilizou-se um inquérito para a recolha de informação. Os resultados da análise permitem concluir que, na região em estudo, dentro do setor dos serviços apenas 1/3 das empresas introduziu inovações no período de 2008-2012. Relativamente aos padrões de inovação nas empresas de serviços em regiões de interior, identificaram-se três perfis comportamentais: um mais inovador e proativo; outro menos inovador, com introdução de inovação apenas exigida por lei; e outro reativo, com responsabilidade social. Os fatores que estão associados a uma atitude mais proativa em termos de inovação e à melhor dinâmica de inovação são: as variáveis contextuais e as variáveis operacionais ligadas à localização e à disponibilização de tecnologias de informação; as fontes internas e de mercado, as fontes institucionais e outras fontes informais de informação utilizadas para inovar; e a falta de informação sobre os mercados como principal obstáculo à inovação. A cooperação e o apoio governamental à inovação não evidenciaram diferenças com significado estatístico para a constituição dos grupos e sobre a influência em termos de dinâmica de inovação.

Palavras-chave: Inovação, Processos de Inovação e Inovação nos Serviços




               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690