Revista Egitania Sciencia - Volume 17 | ARTIGO

Título: GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA, CRASHES BOLSISTAS E CONTÁGIO: REVISÃO DE LITERATURA

Autor: Vítor Manuel de Sousa Gabriel (vigab@ipg.pt), José Ramos Pires Manso (pmanso@ubi.pt)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - Volume 17

Resumo:
Recorrendo a um trabalho de revisão bibliográfica e de análise de dados financeiros, no presente estudo abordamos a temática da globalização dos mercados financeiros e das suas causas, são analisadas as especificidades dos principais crashes bolsistas históricos: o de 1929, o de 1987, o das empresas tecnológicas e o da atual crise financeira global. De seguida, é estudada a temática do contágio ou propagação de crises entre mercados bolsistas, começando por analisar o seu conceito, para depois serem abordados os três principais canais de transmissão de crises, designadamente o comercial, o financeiro e o puro.
O fenómeno da globalização financeira ajudou à aproximação dos mercados financeiros, mas igualmente à criação de condições propicias à ocorrência de situações de contágio à escala global, penalizadoras da estabilidade económico financeira global, o que abre espaço à necessidade de repensar a arquitetura do sistema financeiro internacional.


Palavras-chave: globalização financeira, crashes bolsistas, contágio




               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690