Título: NURSUSTOOLKIT: UM RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A SUSTENTABILIDADE NA ENFERMAGEM

Autor: María Luisa Grande Gascón (mlgrande@ujaen.es), Carmen Álvarez Nieto (calvarez@ujaen.es), Manuel Linares Abad (mlinares@ujaen.es), Isabel María López Medina (imlopez@ujaen.es), Gema Parra Anguita (gparra@ujaen.es), Cristina Álvarez García

Os profissionais da enfermagem estão pobremente preparados para enfrentar as mudanças meio ambientais e o grave impacto que essas têm sobre a saúde da população. Também existe um déficit importante na gestão sustentável dos centros de saúde onde se geram grandes quantidades de resíduos. O projeto que apresentamos neste trabalho denominado: NurSusTOOLKIT: Um Ensino e Aprendizagem de Recursos para Sustentabilidade em Enfermagem, financiado pela chamada europeia Erasmus+, pretende dar uma resposta a esta situação. Surge como objetivo melhorar a formação e aquisição de conhecimento na sustentabilidade meio ambiental nos estudos de enfermagem através do desenvolvimento de um sistema de ensino-aprendizagem com base na adoção de abordagens inovadoras e a difusão de boas práticas através do uso estratégico das tecnologias da informação. Neste projeto, que está sendo implementado na atualidade, participam pesquisadores de quatro universidades europeias e um dos resultados planejado é a criação de uma plataforma de aprendizagem eletrônica como recurso de livre acesso com material de ensino e aprendizagem para melhorar o conhecimento da enfermagem sobre a sustentabilidade.

Palavras-chave: sustentabilidade, mudança climática, Licenciatura em enfermagem, saúde