Revista Egitania Sciencia - ICESP Special Edition | ARTIGO

Título: MODELAÇÃO DA PERFORMANCE E DOS FATORES BIOMECÂNICOS DETERMINANTES EM NADADORES JOVENS

Autor: Jorge E. Morais (morais.jorgestrela@gmail.com), Pedro Forte (pedromiguelforte@gmail.com), Mário J. Costa (mariojoc@hotmail.com), Daniel A. Marinho (marinho.d@gmail.com), Nuno D. Garrido (ndgarrido@gamil.com), António J. Silva (ajsilva@utad.pt), Tiago M. Barbosa (tiago.barbosa@nie.edu.sg)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - ICESP Special Edition

O objetivo deste estudo foi desenvolver um modelo de crescimento latente da performance e dos fatores biomecânicos em nadadores jovens durante uma época desportiva. Foram sujeitos a avaliação 14 rapazes (12.33 ± 0.65 anos) e 16 raparigas (11.15 ± 0.55 anos) . A performance, a frequência gestual, a flutuação intracíclica da velocidade, a eficiência propulsiva, o arrasto ativo, o coeficiente de arrasto ativo e a potência para vencer o arrasto foram avaliados em quatro momentos ao longo da época. O modelo de crescimento latente foi aplicado para compreender a variação longitudinal da performance ao longo da época e de acordo com os fatores biomecânicos. O modelo demonstrou uma elevada variabilidade inter e intra-sujeito no crescimento da performance. Em cada momento de avaliação, diferentes variáveis tiveram um efeito significativo sobre a performance. O ajuste dos modelos variou entre 1.40 ≤ x2/df ≤ 3.74 (bom-razoável). O modelo de crescimento latente é uma abordagem compreensiva para reunir informação sobre a performance dos nadadores jovens ao longo de uma época desportiva.

Palavras-chave: cinemática, hidrodinâmica, adaptações, contribuição, época desportiva