Revista Egitania Sciencia - ICESP Special Edition | ARTIGO

Título: PREDIÇÃO DE DESVIOS POSTURAIS A PARTIR DO GRAU DE ASSOCIAÇÃO ENTRE ASSIMETRIAS EM CRIANÇAS E JOVENS FUTEBOLISTAS

Autor: Pedro Forte (pedromiguelforte@gmail.com), Tiago M. Barbosa (tiago.barbosa@nie.edu.sg), Jorge E. Morais (morais.jorgestrela@gmail.com), António Reis (areis@ipb.pt)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - ICESP Special Edition

Considerando as teorias habitualmente explicativas das assimetrias posturais (teoria ascendente e descendente), pretendeu-se verificar a magnitude e sentido das associações entre a tipologia das assimetrias posturais verificadas em crianças e jovens futebolistas.
Quarenta e sete futebolistas do sexo masculino entre os 9 e os 16 anos (13.02 ± 2.51) foram avaliados com recurso ao software de avaliação postural SAPo. O teste de correlação de Spearmen foi utilizado para verificar possíveis associações entre as diferentes tipologias de assimetrias identificadas. Foram observadas correlações positivas e negativas entre as assimetrias na zona inferior e superior do corpo. As assimetrias entre os lóbulos, espinhas ilíacas, escolioses na coluna vertebral, maléolos mediais, linha articular do joelho, ângulo inferior das escápulas e linha média da perna apresentaram correlações positivas entre si.
Parece pertinente descrever as associações possíveis entre as prevalências de assimetrias nas diferentes modalidades, bem como controlar a magnitude dos desvios posturais. A existência de uma assimetria pode levar ao aparecimento ou desaparecimento de outra.

Palavras-chave: Postura; Assimetrias; Prevalência; Jovens; Futebol