Revista Egitania Sciencia - ICESP Special Edition | ARTIGO

Título: EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO NA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS PORTUGUESES

Autor: Fábia Fernandes (fabias@esdl.ipvc.pt), Bruno Silva (silvabruno@esdl.ipvc.pt), Tiago Rodrigues (tirs@esdl.ipvc.pt), Nuno Costa (costanuno@esdl.ipvc.pt), Miguel Camões (joaocamoes@esdl.ipvc.pt), Pedro Bezerra (pbezerra@esdl.ipvc.pt)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - ICESP Special Edition

Resumo:
A literatura tem encontrado uma associação positiva entre exercício e melhor perceção do estado de saúde em pessoas mais velhas. No entanto, poucos estudos com intervenções em contexto comunitário, menos controlado, suportam esta associação. O objetivo deste estudo foi perceber a relação de dependência entre a prática de exercício físico e a respetiva melhoria na auto perceção de saúde de indivíduos acima dos 70 anos. Desta forma realizou-se um estudo transversal, com 250 indivíduos (74,8% sexo feminino), recrutados no norte de Portugal, e avaliados segundo quatro contextos diferentes. O Grupo 1 (N=148) identifica idosos comunitários envolvidos em programas de exercício físico; o grupo 2 (N= 41) inclui idosos comunitários que não estão envolvidos em prática regular de atividade física; os grupo 3 (N=37) e 4 (N=24) correspondem aos idosos que frequentam centros de dia e instituição, respetivamente, e que não praticam exercício físico. Para avaliar a perceção do estado de saúde utilizou-se o questionário SF36 nos seus oito domínios. Recorreu-se à regressão linear múltipla para testar as tendências entre grupos. Independentemente da idade, nos domínios da Função Física, Saúde Mental e Vitalidade, observou-se uma tendência significativa, com os melhores resultados a pertencerem aos idosos envolvidos em programas de exercício. Programas de intervenção com base em exercício físico têm um impacto importante nas diferentes dimensões que conferem qualidade de vida aos idosos.

Palavras-chave: idosos, SF36, exercício físico




               INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA | Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 | 6300 - 559 Guarda | Tel.+351271220100 | Fax +351271222690