Revista Egitania Sciencia - ICESP Special Edition | ARTIGO

Título: CRIATIVIDADE INDIVIDUAL E COLECTIVA EM JOVENS FUTEBOLISTAS

Autor: Bruno Gonçalves, Sara Santos, Nuno Mateus, Jaime Sampaio, Nuno Leite e Alexandra Silva

Publicação: Revista Egitania Sciencia - ICESP Special Edition

Considerando as teorias habitualmente explicativas das assimetrias posturais (teoria ascendente e descendente), pretendeu-se verificar a magnitude e sentido das associações entre a tipologia das assimetrias posturais verificadas em crianças e jovens futebolistas. Quarenta e sete futebolistas do sexo masculino entre os 9 e os 16 anos (13.02 ± 2.51) foram avaliados com recurso ao software de avaliação postural SAPo. O teste de correlação de Spearmen foi utilizado para verificar possíveis associações entre as diferentes tipologias de assimetrias identificadas. Foram observadas correlações positivas e negativas entre as assimetrias na zona inferior e superior do corpo. As assimetrias entre os lóbulos, espinhas ilíacas, escolioses na coluna vertebral, maléolos mediais, linha articular do joelho, ângulo inferior das escápulas e linha média da perna apresentaram correlações positivas entre si. Parece pertinente descrever as associações possíveis entre as prevalências de assimetrias nas diferentes modalidades, bem como controlar a magnitude dos desvios posturais. A existência de uma assimetria pode levar ao aparecimento ou desaparecimento de outra.

Palavras-chave: Postura; Assimetrias; Prevalência; Jovens; Futebol