Revista Egitania Sciencia - ICESP Special Edition | ARTIGO

Título: EFEITOS DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS DE FORÇA NA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA COM AS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA, AUTONOMIA E SATISFAÇÃO COM A VIDA EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Autor: Guilherme Furtado (furts2001@yahoo.com.br), Nelba Souza (nelbaef@yahoo.com.br), José Pedro Ferreira (jpl.ferreira.2010@gmail.com), Rubens Letieri (rubens.letieri@gmail.com), Humberto Carvalho (hmoreiracarvalho@gmail.com), Estélio Dantas (esteliodantas@gmail.com), Saulo Vasconcelos (vasconcelosrocha82@gmail.com)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - ICESP Special Edition

Este estudo tem como objetivo analisar os efeitos de um programa de exercícios de força (MSE) na aptidão física relacionada com as atividades da vida diária (Pf-Adl) e na satisfação com a vida (SWL) em idosos. A amostra foi constituída por participantes do sexo masculino em regime de institucionalização (lares). Os participantes foram divididos em dois grupos de forma aleatória: grupo experimental (EG; n =27; idade = 78.2±4.1 anos) e grupo de controlo (CG; N= 24; idade 77.9±3.7 anos). O programa MSE teve a duração de 12 semanas, com frequência bissemanal. Os participantes do não GC realizaram a passagem pelo MSE. Para avaliar a dimensão psicológica, foi aplicada a versão brasileira da escala de satisfação com a vida. A Pf-Adl foi avaliada através do protocolo LAGED de tarefas motoras (LP). A análise comparativa (t-paired test) revelou uma diminuição no tempo de execução do LP, o que indica ‘possíveis benefícios’ deste tipo de intervenção, sendo promovidas pela mediação do exercício. Foram encontradas perceções mais elevadas na SWL. Já no GC não foi verificada nenhuma alteração nestas dimensões. Os resultados demonstraram que um MSE com duração de 12 semanas demonstrou ser eficaz para melhoria da perceção SWL e na Pf-Adl em idosos do sexo masculino e que estas melhorias podem estar mutuamente associadas.

Palavras-chave: aptidão física, atividades da vida diária, homens idosos, treinamento de força