Revista Egitania Sciencia - ICESP Special Edition | ARTIGO

Título: EFEITO DA APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA DE TREINO DE FORÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autor: Carvalho, A.; Carvalho, C; Dias, I.; Duarte, A. M.; Santos,R.; Vieira, L.; Gonçalves, F.; Silva, A.J.; Mourão, I.; Coelho, E.

Publicação: Revista Egitania Sciencia - ICESP Special Edition

O aumento do sedentarismo, associado ao decréscimo de aulas de Educação Física (EF), vai-se repercutir negativamente na condição física e, na saúde dos alunos. Participaram neste estudo 123 alunos do 12º ano, divididos em grupo controlo (n=31) e experimental (n= 92). Foram realizados os seguintes testes: push-up 60”, curl-up 30”, lançamento BM 2kg, sêxtuplo, impulsão e 30m sprint. O PT era constituído por elevação de gémeos, afundos, semi-agachamento, supino, butterfly, remo vertical, burpees, kettlebell, abdominais e lombares (2x15 rep. 60% 1 RM durante 30” e 60” descanso). O programa de treino teve a duração de 9 semanas com 2 UT. Quando comparadas as médias dos ganhos, observou-se a existência de diferenças nos push-up, BM e sêxtuplo. Os resultados do t-test evidenciaram valores superiores para os alunos do sexo masculino, em todos os testes, e os ganhos, nos curl-up. Este estudo evidencia que as aulas de EF podem contribuir para a melhoria da força muscular. É de salientar que as aulas de EF, com um enfoque na organização e aplicação de um programa de treino de força, induzem a ganhos superiores. Salienta-se a importância da implementação do treino da força no contexto escolar.

Palavras-chave: Força; Educação Física, Contexto Escolar, Sedentarismo