Revista Egitania Sciencia - ICESP Special Edition | ARTIGO

Título: ANÁLISE DOS PADRÕES DE JOGO OFENSIVO DE SELEÇÕES NACIONAIS DE FUTSAL

Autor: André Vieira (andrecbvieira@hotmail.com), Bruno Travassos (bruno.travassos@ubi.pt), Marco Cabo (marco_cabo@hotmail.com), Afonso Guerra (afonso_guerra@hotmail.com), Pedro Esteves (ptesteves@ipg.pt)

Publicação: Revista Egitania Sciencia - ICESP Special Edition

Este estudo teve como objetivo analisar os padrões de jogo ofensivo de seleções nacionais de Futsal, através do método de análise de redes. Analisaram-se seis jogos oficiais do Campeonato Europeu de Futsal de 2014, que culminaram na identificação de 36 sequências ofensivas de jogo. Utilizando o software SocNetV 0.81 foram calculadas as variáveis density (%DE), betweeness centrality (%BC) e closeness centrality (%CC). Os resultados sugerem que as sequências de jogo ofensivas terminadas em golo associaram-se a um estilo ofensivo direto, com menor circulação de bola, enquanto que as sequências de jogo ofensivas terminadas em remate à baliza associaram-se a uma circulação de bola mais elaborada. Identificou-se ainda uma tendência para a finalização com golo ocorrer na zona frontal à baliza e a finalização sem golo ocorrer nas zonas laterais. Este estudo exploratório suscita implicações relevantes para a estruturação do processo de treino, sobretudo no que respeita à exploração do posicionamento relativo à baliza e distância à baliza adversária, em função do sucesso ofensivo.

Palavras-chave: análise de jogo, análise de redes sociais, padrões de jogo, futsal