Título: A INVENÇÃO DE HUGO: PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DA 7ª ARTE

Autor: Salvador Mateo Arias Romero (mateoarias@ugr.es)

Este artigo demonstra o uso de filmes como instrumento de ensino e recuperação da memória cultural perdida; neste caso, as contribuições de George Méliès para o desenvolvimento técnico e histórico na área da cultura cinematográfica, através da exibição do filme "A invenção de Hugo" de M. Scorsese (2012). Foi feita uma visita cultural com estudantes universitários no âmbito da exposição organizada pela Caixa Forum Madrid, na qual, através de uma metodologia de seminários e a exibição do filme, assim como a interação subsequente com as criações deste cineasta, foi procurada a aquisição e desenvolvimento de conteúdos transversais relacionados com o assunto ensinado. Dos resultados obtidos com esta experiência destaca-se a aquisição significativa de questões culturais contemporâneas em ambientes de aprendizagem não formal. Como conclusão principal destacamos o acesso dos participantes (principalmente estudantes universitários e população adulta) a conteúdos que fazem parte do desenvolvimento histórico cultural contemporâneo de uma forma lúdica, como complemento dos sistemas educativos formais.

Palavras-chave: seminário, aprendizagem não-formal, identidade cultural, aprendizagem experiencial