Título: O SAGRADO E O PROFANO EM OLIVIER MESSIAEN

Autor: Rosário Santana* e Helena Santana**
* Docente da ESEG do Instituto Politécnico da Guarda | ** Docente da Universidade de Aveiro

Neste artigo pretendemos mostrar de que forma o sagrado e o profano se manifestam na obra de Olivier Messiaen. Sabendo que o autor é fortemente influenciado pela Natureza que, para ele, reflecte o Divino, mostraremos de que forma os seus elementos se transmutam num universo de som que, próprio, reflecte uma mestria técnica, estilística e estética incomparável. Sendo um dos maiores e mais inovadores compositores da História da Música, a sua obra contribui para a manifestação do Divino numa vivência plena de fé e contrastes.

Palavras-chave: Olivier Messiaen, música, canto dos pássaros, Natureza, Divino