Título: FRACCIONAMENTO DA MATÉRIA ORGÂNICA DISSOLVIDA NA ÁGUA DA ALBUFEIRA DO CALDEIRÃO

Autor: Pedro Rodrigues (prodrigues@ipg.pt) e Joaquim Silva

Pretende-se extrair e caracterizar quimicamente as fracções de MOD (matéria orgânica dissolvida) presente na água da albufeira do Caldeirão (Guarda, Portugal), nomeadamente nas suas componentes colóide, hidrofóbica e transfílica. A MOD foi concentrada por osmose reversa e as respectivas fracções foram isoladas por diálise e adsorção em resinas do tipo XAD-4 e XAD- 8. As fracções colóide, hidrofóbica e transfílica foram isoladas e caracterizadas com recurso a técnicas de espectroscopia UV-Vis, fluorescência molecular e infravermelho. A fracção hidrofílica foi caracterizada por fluorescência molecular. A concentração de MOD foi estimada em 82 mg/ 100 L de água e a percentagem em massa, das quatro fracções de MOD foi de 37, 25, 16 e 22 %, respectivamente. A fracção coloidal apresenta características estruturais diferentes das outras três e parece ter origem na decomposição das paredes bacterianas. A fracção coloidal é caracterizada pela ausência de estruturas aromáticas, pela elevada massa molecular e por conter N-acetilglucosamina, formada pela oxidação de hidratos e carbono. As outras três fracções apresentam semelhanças entre elas e observa-se uma variação com a seguinte tendência hidrofóbica>transfílica >hidrofílica, nas seguintes propriedades: massa molecular, quantidade de estruturas aromáticas condensadas e complexidade estrutural de grupos funcionais orgânicos.

Palavras-chave: matéria orgânica dissolvida; caracterização e fraccionamento de MOD; colóides; fracção hidrofóbica; fracção transfílica; fracção hidrofílica